CÓRREGO BURITI - PONTES E LACERDA

O Córrego do Buriti já foi uns dos atrativos para a comunidade Ponteslacerdence, localizado no interior de Mato Grosso.....

EXPEDIÇÃO AO VALE DAS CINCO CACHOEIRAS

A Cachoeira do Jatobá com o título da mais alta do estado possui um dos mais belos atrativos turístico da região sudoeste de Mato Grosso.....

RIO GUAPORÉ

O Rio Guaporé é um rio da bacia do Rio Amazonas, que banha o estado de Mato Grosso e faz divisa com a fronteira da Bolívia.....

ANFÍBIOS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DE MATA CILIAR

O grupo de anuros possuem caracterítica sensitivas e influenciáveis pelas condições ambientes em que se apresenta.....

EXCURSÃO EM NOBRES - MATO GROSSO

O slogan da cidade não deixa a desejar "Nobres não é Bonito é Lindo".....

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Córrego do Buriti, Pontes e Lacerda – MT

Imagem da Nascente do Córrego Buriti

O Córrego do Buriti foi uns dos atrativos para a comunidade Ponteslacerdence, localizado na cidade de Pontes e Lacerda – Mato Grosso – muito utilizado para lazer (banhos e pesca), tem esse nome devido a grande abundância da árvore Mauritia flexuosa - Buriti espécie típica do cerrado e predominante em áreas alagadas na região, o córrego apresenta aproximadamente 3 km de extensão, desde dua nascente até sua foz (área de desague) localizado no Rio Guaporé, hoje nas condições que se apresenta é um exemplo clássico de como as ações antrópicas (humanas) influência e agride o meio natural.


 
Por volta de 1979 conforme relatos da comunidade Ponteslacerdence o Córrego Buriti se encontrava vigoroso e sua nascente estava em bom estado de preservação. Neste período com a ausência de política públicas, negligencia das legislações ambientais, desrespeito quanto ao mínimo de área de mata ciliar, deposição gradual de resíduos sólidos (lixos e esgotos),  torna toda beleza exuberante que existiu em uma triste cena de descaso com o meio ambiente, a contaminação é eminente e visível, sem medidas mitigadoras imediata (que diminua ou reverta esse cenário) e monitoramento adequado o córrego provavelmente somente virá a existir na lembrança daqueles que o conheceu um dia. 
     
Degradação X Medidas Mitigadoras
Trecho de desague do Córrego no Rio Guaporé
Poluição por resíduos sólidos (lixos e esgoto);
-  Suspender o despejo de dejetos e resíduos sólidos;
-  Implantar sistema de captação de efluente;
-  Realizar campanha de conscientização na comunidade local.

Ausência da aplicação das políticas públicas; 
-  O poder público deve viabilizar recursos para implantação de projetos ambientais, incentivo a pesquisas cientificas,  que visa a  recuperação e revitalização das áreas degradadas.

Assoreamento dos copos d’água devido à ausência de mata ciliar;
-  Deve ser realizado um trabalho minucioso, precisa-se realizar estudo prévio quanto a melhor forma de limpeza de forma que não danifique as características naturais do ambiente.

• Compactação e perda de nutrientes no solo devido aos fluxos de pessoas e carros e queimadas as margens;
- Realizar estudo quanto á característica nutricional do solo no entorno da nascente.

Retirada da mata ciliar natural em praticamente toda sua extensão, presença de espécies exótica e regeneração secundária;
-  Deve ser implantado um projeto que visa a preservação de áreas verdes, incluso a identificação das espécies existente e revitalização com espécies regional.

• Construção civil em locais irregulares.
-  A comunidade que se encontra no entorno do córrego deve ser relocada para que o projeto de recuperação possa ser implantado.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Excursão em Nobres - Mato Grosso

“Nobres Não é Bonito é Lindo!” 

O slogan da cidade não deixa a desejar, aos dias 4, 5 e 6 de junho estive junto a amigos na região de Nobres – MT na Vila de Bom Jardim, saímos de Pontes e Lacerda que fica a 450 km da capital do Estado de Mato Grosso percurso aproximado de 6 horas de viagem,  já da capital seguimos em direção a Vila de Bom Jardim passando pela Lagoa do Manso percurso de aproximadamente 180 km da capital do estado, nesta época as estradas estavam em obras.

Ara ararauna - Arara-canidé                                  Potamotrygon motoro - Araia-fogo                     Brycon hilarii - Piraputanga
A região é privilegiada pela exuberância paisagística tão bonito quanto Bonito- MS, nosso estado não deixa a desejar nesse quesito, lá possui lindos vales, grutas, mais de 250 nascentes, rios e cachoeiras com águas cristalinas e cheia de vida, devido a grande concentração de calcário que possui a região. Hospedamos por duas noites na Pousada Bom Garden de propriedade do Sr. Isaias e Sra. Janete, onde nos ofereceu ótimos quartos amplos climatizados com ar, televisão a cabo, frigobar e o melhor água quente no banheiro, todo roteiro de viagem foi programado por antecipação com a pousada, fechamos um pacote completo com 3 passeios turísticos incluso todos os equipamentos de proteção  e mergulho para os passeios (calçados adequados, coletes, máquina fotográfica a prova d’água e snorkel - máscaras com respiradores para flutuação), nosso guia foi o Srº Bugio contratado pela pousada.

Dentre as visitações nosso primeiro passeio foi a Cachoeira do Serro Azul com aproximadamente 70 metros de altura a 30 km da Pousada onde nos encontrávamos para se ter acesso a cachoeira é necessária a realização de uma caminhada por mais de 600 degraus com duração médias de 15 minutos pela mata, contemplando as belas paisagens de serra, fauna e flora local, na entrada da cachoeira possui uma plataforma onde os banhistas podem se organizar e contemplar as paisagens, neste dia a água estava cristalina lotado de piraputangas e muito gelada, mais isso não nos intimidou e caímos na água.

O segundo passeio foi realizado no Rio Triste a 18 km da pousada, lá realizamos uma flutuação de 1200 metro, águas límpidas e cristalinas com duração média de 55 minutos, vegetações densas e fechadas nas regiões de matas ciliares, presença de lindas plantas aquáticas, observamos cardumes de dourados, piraputangas, pacus, arraias e outros peixes.

O terceiro e último passeio foi realizado no Reino Encantado flutuação de 450 m com duração de 40 minutos, onde se encontra várias nascente, uma delas é a nascente do Rio Salobra onde se faz mergulhos com duração média de 1 horas a 1 hora e meia, lindas paisagens aquáticas, vegetação bem rústica, com grandes cardumes de peixes.

Um ponto turístico de Mato Grosso que vale a pena conhecer!

Contato com a Pousada Bom Jardim, pode acessar o site http://www.pousadabomjardim.com/ ou pelo telefone 65 3102 2018 e 65 99897968 falar com o Srº Izaias.
←  Anterior Proxima  → Página inicial